SECRETÁRIO DE ESTADO PARA OS SECTORES DE AVIAÇÃO CIVIL MARÍTIMO E PORTUÁRIO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES VISITA O CFB-EP NO AMBITO DOS TRABALHOS COM A UNODC, SOB FINANCIAMENTO DO GOVERNO DO JAPÃO

O Presidente dos Conselhos de Administração do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Eng° Antônio Manuel Cabral e da Lobito Atlantic Railway (LAR), Dr. Alexandre Canas receberam esta terça-feira (09/09), uma delegação composta pelo Secretário de Estado para os Setores de Aviação Civil, Marítimo e
Portuário, Dr. Rui Carreira, o Embaixador do Japão , Dr. Hiroaki Sano e a Representante Regional do UNODC para África Austral, Dra. Jane Marie Ongolo, PCA da Administração Geral Tributária (AGT), Dr. José Leiria do PCA da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Dr. Énio Costa , Director Geral do Serviço de Investigação Criminal , Dr. Luciano Tânia da Silva e demais Representantes dos órgãos do CGCF.

Na ocasião, o PCA do CFB deu as boas-vindas à delegação, tendo feito uma breve apresentação sobre o funcionamento da empresa, destacando os investimentos em curso com vista à melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos clientes e à população em geral.

Durante o encontro, foram abordadas questões ligadas à realização do workshop sobre prevenção e combate aos crimes financeiros, bem como as vantagens estratégicas do Corredor do Lobito, cujo principal objetivo é fomentar um ambiente de negócios sustentável, assente na prevenção dos fluxos ilícitos e na mitigação de crimes fiscais.

O Embaixador Hiroaki Sano destacou, por sua vez, a colaboração do Japão com a Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no apoio à melhoria das condições de trabalho dos pequenos e médios agricultores em Angola. Essa parceria visa impulsionar o crescimento do setor agrícola, tanto a nível nacional como no continente africano.

O diplomata japonês, referiu ainda que o Japão está a estudar mecanismos para contribuir também com o desenvolvimento do setor dos transportes em Angola.

Por seu lado, o PCA da LAR deu uma breve explicação sobre o funcionamento da empresa que dirige, sublinhando a importância de uma gestão eficiente e transparente para garantir a sustentabilidade do projeto ferroviário.

Durante o encontro, os visitantes informaram sobre a realização do workshop que será promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com o Conselho Superior da Magistratura Judicial, a Administração Geral Tributária (AGT) e o Comité de Gestão Coordenada de Fronteiras, nos dias 9 e 10 do corrente mês, na sala de Conferências da AGT no Lobito.

GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E IMAGEM DO CFB -E.P., AOS 09 DE SETEMBRO DE 2025.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top